Na nossa empresa, dispomos das mais diversas técnicas de personalização, entre elas a estampagem, que pode ser em serigrafia, em sublimação ou por flex vinilico. Passo a explicar cada uma delas e quais as suas principais vantagens e desvantagens face umas ás outras.
Serigrafia
É um processo de impressão de texto ou figura em uma superfície, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada (popularmente chamado de quadro).
Processo bastante económico em grandes quantidades e para poucas cores das imagens a estampar, visto o custo aumentar consoante o maior numero de cores a imagem a estampar tiver.
Para pequenas quantidades fica bastante dispendioso devido aos custos de abertura dos quadros.
Sublimação
É um método de impressão que transfere uma imagem para o tecido, através da utilização de tinta e calor, este tipo de técnica de impressão em tecido permite que haja uma estampagem completa do design e sem limite de cores.
A impressão através da sublimação utiliza o calor para implementar a tinta diretamente no tecido. Em primeiro lugar o design é impresso num papel especial, depois aplicado no tecido através de uma prensa térmica a calor.
Esta técnica só é utilizada em tecidos 100% poliéster, mas permite fazer estampagens de corpo inteiro.
FLex Vinilico
É a técnica de estampagem que utiliza um material vinilico/plastificado, que pode ser em unicor ou impresso, que é cortado em um plotter e depois prensado numa prensa térmica por via de calor. Mais dispendiosa que as outras técnicas, porém em pequenas quantidades acaba por compensar pois não necessita abertura de quadros. Normalmente utilizada para estampagem de números e nomes diferentes.